quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

O Aquecimento global


O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão -- um aumento da temperatura média da superfície da Terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Recentemente, muitos meteorologistas e climatólogos tem afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. Grande parte da comunidade científica acredita que aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera que causa um aumento do efeito estufa.
A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os gases responsáveis pelo efeito estufa (vapor de água, dióxido de carbono, ozônio, CFC´s) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
Sem esse aquecimento, a vida, como a conhecemos, não poderia existir. O problema é que os poluentes atmosféricos aumentam esse efeito de radiação, podendo ser os responsáveis pelo aumento da temperatura média superficial global que se parece estar a verificar. O Protocolo de kyoto visa a redução da emissão de gases que promovem o aumento do efeito estufa.

Um comentário:

Prof@ Elissa disse...

Então Diogo...
Agora a mídia me vem com essa balela de "preocupação com agravamento do efeito estufa". Qual a novidade nisso? E o que tem sido feito de real para corrigir essa situação antiga e contínua?
Que programa esclareceu os interesses que nos mantém ligados ao petróleo como combustível veícular ou nos deu parâmetros de uma nova atitude?
Vender notícia é fácil. Difícil é informar...
Beijo Beijo.