sábado, 24 de fevereiro de 2007

Quanto vale a biodiversidade do Brasil?


O maior patrimônio natural do nosso país conserva sozinho cerca de 25% da variedade biológica do mundo. Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram um levantamento e calcularam que a nossa biodiversidade vale aproximadamente R$ 4 trilhões.
Esses estudos mostraram a necessidade e a grande importância da valorização dos recursos naturais e têm como objetivo facilitar o trabalho diário de preservação ambiental e reforçar o peso econômico do patrimônio natural do país. Essa pesquisa é realizada de forma conjunta entre o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e centros de pesquisas de algumas universidades brasileiras.

A Floresta Amazônica é muito grande e tem uma área de aproximadamente 5,2 milhões de km², o que corresponde a 61% do território nacional. Na floresta, há muitos microclimas, que definem temperaturas e umidades diferenciadas e interferem diretamente no tipo de vegetação. Dessa forma, determinadas espécies vegetais são endêmicas e, se a área em que vivem for queimada ou desmatada, isso pode representar o fim de uma delas. É o que está acontecendo em grande escala na Mata Atlântica, que é uma floresta de porte menor que a Amazônica.

A importância da floresta no processo conhecido como “seqüestro de carbono”
Para entender a absorção e liberação de carbono, é importante saber que a fotossíntese se dá de maneira inversa à respiração.
Em um esquema simplificado da fotossíntese, pode-se observar que as plantas retiram o CO2 do ar e o convertem em elementos orgânicos. Ao invertermos a fórmula descrita acima, temos o processo respiratório, que queima os produtos orgânicos produzidos na fotossíntese e libera o CO2.
Experimentos preliminares mostram que a Floresta Amazônica utiliza mais carbono no processo fotossintético do que libera por meio da respiração, sendo um sumidouro de carbono. Dessa forma, a floresta poderia estar atuando na redução do efeito estufa, que faz elevarem-se as temperaturas do planeta pelo excesso de carbono na atmosfera — ocasionado pelas queimadas, consumo de combustíveis fósseis, etc.
A manutenção da Floresta Amazônica proporciona um equilíbrio climático para todo o planeta, pois ela auxilia na absorção de carbono. Destruí-la seria destruir a própria casa e comprometer o planeta como um todo.

Nenhum comentário: