sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Início da Especiação



Pangéia foi o nome dado ao continente que, segundo a teoria da Deriva continental, existiu até 200 milhões de anos, durante a era Mesozóica. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos (Pan) formando um único bloco de terra (Geia). Por outro lado, estudando-se a mitologia grega, encontramos: Pan, como o deus que simbolizava a alegria de viver, e Geia, Gaia ou Ge como a deusa que personificava a terra com todos os seus elementos naturais.

Com o passar dos anos, o continente unico dividiu-se em : Laurásia, o supercontinente do norte que incluía os continentes que hoje constituem o Hemisfério Norte, incluindo a América do Norte, Europa e Ásia do Norte. O supercontinente do sul Gondwana incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seychelles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia.

A idéia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, ele propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.Através destes fenomênos, varias espécies foram separadas e cada uma delas se desenvolveu de maneira diferente para adaptar-se ao novo meio (especiação).

Nenhum comentário: