O coração é um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. Ocorre a partir dos anelídeos, menos nos equinodermas.
A partir dos répteis crocodilianos surge o forâmen de Panizza, uma barreira fisíca ventricular que impossibilita a mistura de sangue venoso com o arterial, dividindo o coração em duas cavidades, direita e esquerda, cada qual com outras duas cavidades, átrio e ventrículo, separadas por válvulas, sendo tricúspide do lado direito e do lado esquerdo, bicúspide ou mitral. Por esse motivo esses animais possuem circulação dupla e completa.
Nos seres humanos o percurso do sangue bombeado pelo coração através de todo o organismo é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.
Nossa circulação é considerada Dupla, pois em um ciclo completo o sangue percorre duas vezes o coração, Fechada pois o sangue percorre todo o corpo do individuo no interior de vasos sanguineos e Completa, porque o sangue arterial (rico em oxigênio) não se mescla ao sangue venoso (rico em gás carbonico).

Nenhum comentário:
Postar um comentário